segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nota de corte de cotista é 5% menor em cursos de ponta no Sisu



NOTA DE CORTE DECOSTISTAS CHEGA A 5% MENOR DIZ INSTITUIÇÃO MEC





SiSu 2013 – Ministro atribui adesão recorde às facilidades oferecidas a candidatos diz Aloizio Mercadante


Os dados distribuídos nesta segunda-feira (14) pelo MEC mostram que, pelo menos em três cursos em que as médias foram analisadas, as notas de corte no sistema de cotas e no sistema geral não tiveram uma grande diferença. Em Medicina, a área tradicionalmente com notas mais altas, a média dos não-cotistas foi 787,56 pontos, enquanto a dos cotistas atingiu 761,67 pontos. Em Pedagogia a diferença foi de apenas 6,5 pontos e em Licenciatura (para professores em geral), de 21,06 pontos. "Os melhores do setor público são melhores do que a média do setor privado. Esse resultado não pode levar a nenhuma comemoração, mas é um bom começo", disse o ministro. 

O problema maior, admite Mercadante, deverá ser nos anos seguintes, quando o porcentual de vagas para cotistas aumentar até chegar a 50%, daqui a três anos. Aos poucos, essa "elite" do sistema público terminará e começarão a entrar os alunos médios, que já têm notas bem abaixo da média do sistema privado. "Temos aí dois a três anos para investir e tentar melhorar o ensino médio público", disse o ministro, reconhecendo que a escola está estagnada. Nos últimos anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não melhorou e ainda piorou em alguns Estados. 

Matrícula 
As matrículas dos estudantes que foram aprovados nessa primeira fase do Sisu começam na sexta-feira (18). Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 28 deste mês e a matrícula será em 1º de fevereiro. Entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro será aberta a adesão à lista de espera, para as vagas não preenchidas nas duas chamadas. 

Já na quinta-feira (17) começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos. Este ano serão oferecidas 99.223 bolsas integrais e 45.416 bolsas parciais. Para se inscrever, o estudante precisa ter feito pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário