terça-feira, 4 de dezembro de 2012

OS LIVROS DOS SALMOS


OS LIVROS DOS SALMOS

Salmos é o livro de hinos e de orações contido na Bíblia. Os Salmos foram escritos por diversos e diferentes escritores e autores, durante uns períodos mais ou menos uns setecentos anos, segundo os estudiosos, e teólogos, isso se deus em um período (de 1000 a 333anos antes da era cristã). Livros estes que foram usados pelo povo de Israel nos cultos de adoração a Deus celebrado pelos sacerdotes e levitas. Há vários tipos de salmos: e hinos de louvores a Deus; oração suplica de auxilio em favor do rei; canções para ensinar pessoas a praticarem o bem, e afugentar das coisas ruins e maléficas. Os salmos são compostos por uma variedade de ensinamentos: entre as canções há orações louvor, pedido de perdão agradecimento á salvação, suplica para que os adversários de Israel sejam castigados. E entre outros. As orações são pessoais ou nacionais: algum mostra os sentimentos íntimos de uma pessoa, enquanto outros representam as necessidades e os sentimentos da nação inteira de Israel (Povo de Deus).
A forma usada geralmente na poesia dos salmos chama-se: paralelismo que é a repetição de uma ideia, com outras palavras na linha ou nas seguintes linhas. O paralelismo na sua varias formas, é a riqueza de comparações dão eloquência e beleza às poesias hebraicas.
Jesus cantou salmos e por varias vezes os citou, eles foram citados varias vezes, (ou seja: por mais de cem vezes pelos escritores do novo testamento).  Através dos séculos os salmos tem sido uma fonte de inspiração de devoção para os cristãos da igreja atual, como foram para a igreja primitiva, tanto como nos templos em orações a Deus, como no serviço de Evangelização.
Os Salmos estão agrupados em cincos livros (Exemplo).
Livro I: 1__41: Salmos
Livro II: 42__72: Salmos:
Livro III: 73__89: Salmos
Livro IV: 90__106: Salmos
Livro V: 107__150: Salmos




Nenhum comentário:

Postar um comentário