sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O HOMEM CHAMADO JESUS


OMAIOR HOMEM DA HISTÓRIA MUNDIAL

O HOMEM CHAMADO JESUS


Quando Jesus veio ao mundo, ninguém o estava esperando. Embora o seu nascimento tenha sido anunciado durante séculos pelos Profetas e tenha sido esperado ansiosamente pelo povo e pelos dirigentes de Israel, passou completamente despercebido que nem lhe registrou a data. Com o advento da "Cristandade", muitos começaram a pensar que a fundação de Roma, que fora pagã durante os primeiros 1000 anos de sua existência, não poderia ser o marco mais adequado para começo da computação dos novos tempos. O nascimento de Jesus, sim, deveria ser tido como o acontecimento central da história da humanidade. A ideia se fortaleceu quando, 450 anos depois de Cristo, o Império Romano desmoronou diante da invasão dos Bárbaros. Não havia nenhuma relação entre o cristianismo e o Império Romano. Tornava-se necessário um novo calendário que tivesse como eixo central a pessoa de Jesus Cristo. A dica principal encontra-se no evangelho de Lucas. Lucas era médico, e, portanto, pessoa acostumada a tratar de minúcias, homem que devido à sua própria profissão se acostumara a ser meticuloso e detalhista. Pois bem: no primeiro capitulo do seu evangelho, no versículo cinco, encontramos fatos que não podem encontrados em nenhum dos outros evangelhos: “Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Ábias. Sua mulher era das filhas de Arão, e se chamava Isabel (Lc. 1:5)”. Quero que preste bem atenção ao tema:A conclusão a que chegamos até agora é a seguinte: João Batista, o profeta, o precursor de Jesus, foi concebido imediatamente após o período em que ocorria o “turno de Ábias”, quando Zacarias voltou para casa e para sua esposa, depois de ministrar no templo.
Lucas 1:26-38 relata que um anjo visitou Maria, e ela “achou-se grávida pelo Espírito Santo” (Mt. 1:18). No final daquela visita, o anjo lhe disse: “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril (Lc.1:26,36). Veja bem: agora chegamos à conclusão de que Jesus foi concebido seis meses depois do sexto mês de gestação de Izabel  João Batista, ou seja, seis meses após o período ou “o turno de Ábias
O nascimento de Jesus Vaticinado pelo profeta Isaias, que disse que a virgem daria a luz a um filho e que seu nome seria grande entre os povos e poderosos na terra, isso de certa forma veio causando um desgaste emocional para muitos reis da época. A o ser descoberta pelo anjo Gabriel que o Senhor Jeová indicara a ter sida a sortuda que foi escolhida para trazer esperança ao povo da terra, e ao mesmo tempo dar esse desconforto à zona urbana real dos imperadores. Maria é visitada pelo por volta da 00 hora da madrugada, e lhe é avisada sobre sua gravidez, a moça assustada, pois temia que seu relacionamento com o ancião José o Carpinteiro da cidade Nazaré, pudesse ter rumos inguinorado, pensando nas palavras do anjo que lhe falará aos seus ouvidos sobre esse delicado assunto, a jovem Maria, não questiona, mas uma duvida ocorria em seu pensamento, sendo ela conhecedora de seus atos, na sua intimidade, não a havia se relacionado com seu noivo, que Danti-mão, já se considerava esposa do ancião José. Foi nessa hora quando Maria perguntou como se daria tal coisa, pois era virgem, Gabriel anunciou que seria uma concepção do ESPIRITO SANTO.
Ela já estava comprometida em casamento com José e o noivado judaico era um compromisso tão sério que o noivo já se dizia marido e não podia desfazê-lo, senão por um repúdio e antes que tivessem tido qualquer envolvimento íntimo, se achou grávida pelo Espírito Santo. Segundo o evangelho segundo Mateus, José ao saber, quis deixá-la, achando que ela tinha tido outro homem, mas o anjo Gabriel apareceu a ele em sonho e lhe explicou o que estava acontecendo. Como o anjo havia contado sobre a concepção de Isabel, Maria foi visitá-la e por revelação do ESPIRITO SANTO, naquele momento Isabel recebeu a palavra do conhecimento e clamou: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?”. Logo que Jesus Nasceu o nome foi lhe dado conforme havia profetizado Isaias a respeito da criança que nasceria do ventre de uma virgem. O nome do menino foi registrado na origem de sua nação judaica, e por conseguem é obvio que seria então oriundo da origem hebraica. O nome Yeshua Hamashia que significa Jesus Cristo segundo a tradição cristã é, provavelmente, como os de fala hebraica se referiam a Jesus Cristo. Contemporâneamente há o costume de se pegar um ou outro termo em hebraico e entrelaçá-lo em cânticos, às vezes com o significado ausente dos "cantantes". Não existe a conotação de que a referência é mais respeitosa ou mais sagrada por ser expressa em uma língua original, das Escrituras. Deus é um Deus de comunicação - que se comunica com os seus. Essa comunicação é sempre eficaz na linguagem correntemente falada. Uma das marcas da Reforma foi resgatar a Palavra de Deus de uma língua morta (Latim) e colocá-la ao entendimento do povo, na sua língua materna. Semelhantemente, é natural que não existe nada a conotação de que Deus seja louvado mais por identificação cristã usa se o que chamamos de uns sons ininteligíveis. Pelo contrário - se nota que o entendimento está ausente à glorificação não é pode ser plena, e o nascimento de Jesus veio para mostrar que havia ainda redenção para a nação dos hebreus. Segundo o Evangelho de Lucas, o trabalho da vida de Jesus na Terra foi iniciado por JOÃO BATISTA filho de SACARIA Este era um SACERDOTE JUDEU que tinha por esposa a ISABEL, a qual, por sua vez era membro do ramo mais próspero do mesmo grande grupo familiar ao qual também pertencia MARIA a mãe de Jesus.
Zacarias e Isabel, embora estivessem casados há muitos anos fossem de idade avançada, não tinham filhos porque Isabel era estéril.
O ANJO GABRIEL apareceu à direita do altar de incenso a Zacarias e anunciou que suas orações haviam sido ouvidas por Deus e Isabel daria à luz um filho que deveria ser chamado por João. E disse mais: contou que seria “grande diante do Senhor” e que teria a virtude de ELIAS o grande PROFETA que os orvalhos e a chuva se submeteram a sua palavra, o grande profeta que ressuscitou o filho de uma viúva, o grande profeta que chamou fogo do céu. Elias que teve sua maior jornada na luta contra os pecados do rei ACABE e da sua esposa JEZABEL, promíscua e adoradora de BAAL Segundo Gabriel, João teria a virtude de Elias, como de fato procedeu contra HERODES e HERODIA, e sendo respeitado entre os judeus. No livro de 1º Crônicas 24, se apresenta a relação dos turnos em foram organizados os sacerdotes para ministrarem na casa do Senhor. Foi esta relação que originou a tabela do início do nosso estudo. Eles começaram a ministrar no tabernáculo de Davi, posteriormente passaram a ministrar da mesma forma no templo de Salomão, conforme verificamos em Lucas 1:5 e seguintes, esses turnos de sacerdotes continuaram a ser obedecidos na ordem devida até a destruição do templo de Jerusalém por volta do ano 70 A.D. Nos versículos 7 a 18 encontramos uma relação de vinte e quatro turnos de sacerdotes (lembre-se dos 24 anciãos que João viu), distribuídos entre as vinte e quatro famílias de sacerdotes descendentes de Arão, que se sucediam ministrando na casa do Senhor. É fácil concluir que essa escala devia ser cumprida no decorrer do ano religioso ou litúrgico dos judeus. Assim sendo, obviamente cada turno de sacerdotes oficiaria durante quinze dias. “Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malaquias, a sexta a Miamim, a sétima a Coz, a oitava a Ábias (1º Crônicas 24:7-10). O que havia sucedido é que ninguém havia se preocupado com data e hora sobre o nascimento de Jesus, foi logo então depois da morte de Jesus os primeiros cristãos não se deram ao trabalho de saber a data do seu aniversário, já que estavam preocupados somente em sair a pregar o Reino que ele acaba de fundar. Nesta missão, se empenhou a Igreja durante séculos, sem se interessar pelos detalhes históricos da vida de Jesus. Mas o que muito se pergunta é: que calendários seguiam os cristãos daquela época? Estavam vivendo no Império Romano e, por isso, seguiam as determinações de Roma. O calendário romano contava o tempo a partir da fundação da cidade de Roma. Marcavam o ano com as iniciais U.C. (Urbis Conditae), isto é, ano tal, a contar da Fundação da Cidade (Cidade de Cesar: Roma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário