quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O QUE É POLITICA SOCIAL?



O QUE É POLITICA SOCIAL?

GILMAR FONTES
CORDENADOR DE BASE
PARTIDO SOCIAL.PS 30.PORTO VELHO/RO

São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
Desde meados da década de 1980 Á 1985 se discutem mudanças climáticas globais na esfera de politica MUND INTERNATIONAL. Tal processo resultou na realização projetos vinculado ao sistema de Desenvolvimento sustentável no planeta, mas até que ponto essas ideias deixará de serem apenas pautas de discussões?
O plano de política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar da sociedade”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferenciados movimentos sociais e sindicais, e ONG’s, que discute o problema no dia a dia, mas tudo não passa de mera discussão; já que: o mundo esta caminhando rumo a uma conscientização publica educativa através de livros e vídeo aula, e isso vem oriunda-mente, das instruções que gera debate dentro das salas de aulas e universidades por os educadores em quase toda a esfera global.
Debater a política social como política no âmbito de uma sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social; ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes, o sistema capitalista não é um sistema voltado ao objeto social, já que por sua vez tende a evoluir acima de qualquer preço, através de mecanismo industrial, e altamente poluente. Denomina-se política a ciência á arte de bem administrar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pela nação. Assim, define a política que tem como objetivo estabelecer normas e princípios que se mostrem resumo indispensável a complementarão e realização de um governo, tanto mais perfeito, ao equilíbrio quanto seja a vontade de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas e infalíveis finalidades, politica isto é, em melhor desempenho práticos idealizadores e dos governados. A política e a política social, portanto, apresentam claro e inequívoco conteúdo de classe social, e respondem, em última instância, aos interesses das classes dominantes. Isto não significa que se deve, neste momento histórico, negar uma ou outra – ou ambas. O que é fundamental é o fortalecimento daqueles que se encontram fora dos processos decisórios que se dão, em última instância, no âmbito político. Os espaços políticos já existentes – sindicatos, associações, conselhos – e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, podem se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças importantes em ambas às políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.
A política mostra o corpo de um conjunto doutrinas, indispensáveis, ao bom administrador publico, ou seja, Governo, de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas claramente necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado e secretária adjunta, facilita, o apoio ao projeto de implantação desse sistema mesmo que isso seja em longo prazo.
Quando o Estado busca, essas realizações, trazendo para dentro de si esse atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações que concerne à assistência social, saúde, educação, segurança, moradia, alimentação, saneamento básico, etc. verifica-se a efetivação da política social por parte daquele que determina a informação desses valores.
Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social. O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista, de uma ordem natural, onde a existência das diferenças e das desigualdades sociais apresenta-se como fenômenos inerentes à natureza humana. Daí que teríamos pessoas mais capazes de definir o “bem comum”, e outras, que por suas incapacidades naturais, devem se submeter ao saber dominante.
Esses debates sobre essas questões nos dá bons elementos para que possam adquirir uma excelente reflexão sobre o tema. Em primeiro lugar é que o Brasil é hoje uma referenciável mundial no campo globalizado das discussões de policias sociais. Mesmo que ainda não tenhamos alcançado o desejado patamar de consciência estrutural, na qual estamos construindo nossos alicerceares em nossos pais da América latina, estamos em sintonia e dialogando sobre o assunto em todos os meios de comunicação com o que há de mais moderno na área do assistencialismo sócio econômico. O memorando que envolve também determinados ministérios como o da previdência social, que é o ponto inicial para que o Brasil e os países e comunidades europeia mudem de vez o sistematização politica sistemática e experimente a se adequar a uma nova politização com valores e experiências que se realizem uma coletiva de estudos e pesquisas no campo social.
A política e a política social, portanto, apresentam claro e inequívoco conteúdo de classe social, e respondem, em última instância, aos interesses das classes dominantes. Isto não significa que se deve, neste momento histórico, negar uma ou outra – ou ambas. O que é fundamental é o fortalecimento daqueles que se encontram fora dos processos decisórios que se dão, em última instância, no âmbito político. Os espaços políticos já existentes – sindicatos, associações, conselhos – e a busca incessante de criação de novos espaços de participação, podem se constituir em um caminho possível de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam sujeito coletivo e imponham mudanças importantes em ambas às políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.


Fontes de pesquisas//E
dnéia Maria Machado **
Renato Obikawa Kyosen
Carlos She
MDS Brsil 2008
Keywords: policy, social policy, State, social class.
Yuri Adrin 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário