segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O BRASIL NAS MÃOS DE CAIM

O BRASIL NAS MÃOS DE CAIM 
DILMA GASTA MAIS DE 16 BILHÕES 
EM PUBLICIDADE ELEITOREIRA 
Os gastos com propaganda do 
governo federal nos dois primeiros anos da gestão 

de Dilma Rousseff, incluindo estatais, é 23% maior, na média, do que nos oito 
anos de mandato de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva. 
A presidente também vem gastando mais - cerca de 15% -, na média, na comparação 
com o segundo mandato de Lula.
Ao todo, em dez anos de governo petista foram desembolsados, incluindo todos os
 órgãos da administração, cerca de R$ 16 bilhões, em valores corrigidos pela
 inflação, segundo levantamento inédito do Estado.
A quantia é quase igual aos R$ 15,8 bilhões que o governo pretende investir 
no programa Mais Médicos até 2014. Com o valor também seria possível fazer 
quase duas obras de transposição do Rio São Francisco, atualmente 
orçada em R$ 8,2 bilhões.
Em mobilidade urbana, seria possível construir entre 25 km e 30 km de 
metrô em São Paulo - um terço da atual malha - ou então colocar de pé, na 
capital paulista, cinco monotrilhos iguais ao que ligará o Jabaquara ao Morumbi, 
na zona sul, passando pelo aeroporto de Congonhas.
O dinheiro gasto pelo governo com publicidade poderia também manter 
congelada em R$ 3 a tarifa de ônibus na cidade de São Paulo durante 50 anos.
Ainda para efeito de comparação, o valor é duas vezes superior aos recursos do 
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que Dilma anunciou para a
 capital paulista há dez dias, e que servirá para construir 127 km de corredores de 
ônibus, recuperar os mananciais das represas Billings e Guarapiranga, drenar 
vários córregos da capital e construir moradias para 20 mil famílias.
Os dados sobre os gastos com publicidade foram solicitados, via Lei de 
Acesso à Informação, a cada um dos órgãos que a Secretaria de Comunicação 
Social (Secom) informou ter assinado algum contrato publicitário desde 2003. 
Os dados foram computados com base na resposta fornecida por eles - o governo 
federal afirmou que não dispõe dessas informações de maneira centralizada.
Ao comentar os resultados do levantamento, o governo ressaltou que as 
despesas da administração direta - ministérios e Presidência - têm o objetivo de "levar 
à população, em todo o território nacional, informações de utilidade pública para 
assegurar seu acesso aos serviços a que tem direito e prestar contas sobre a 
utilização dos recursos orçamentários".
No caso dos gastos da administração indireta, como as estatais, o governo 
argumentou que se trata de empresas que, apesar de públicas, concorrem no
 mercado, portanto precisam ter a imagem bem trabalhada.
Atualmente Dilma enfrenta problemas de popularidade, que já bateu recordes, 
mas, depois das manifestações de junho, enfrentou uma forte queda. No fim de 
semana, o Datafolha divulgou nova pesquisa que mostra uma pequena recuperação
 da aprovação do governo.

Médias comparadas. Nos dois primeiros 
anos de mandato da presidente Dilma, o 
governo federal gastou R$ 3,56 
bilhões, média
 de R$ 1,78 bilhão por ano.
Nos oito anos de Lula, o 
governo desembolsou
 R$ 11,52 bilhões, média 
de R$ 1,44 bilhão. 

No primeiro mandato, a 
média foi de R$ 1,32 bilhão. 
No segundo, de R$ 1,55 bilhão - sempre 
Lembando que se trata de valores 
atualizados pela inflação.
O dado global de gastos com propaganda, de R$ 16 bilhões, pode ser, na 
verdade, ainda bem maior. Isso porque o Banco do Brasil se recusou a informar
os seus gastos com publicidade entre 2003 e 2009.
Só há dados disponíveis de 2010 a 2012. Por essa razão, a fim de evitar distorções, 
os dados referentes ao banco só foram incluídos no valor global, ou seja, 
nos R$ 16 bilhões, mas descartados na comparação entre os anos.
Apenas para se ter uma ideia, entre 2010 e 2012, o Banco do Brasil gastou, também 
em valores corrigidos pela inflação, R$ 962,3 milhões com publicidade, média 
anual de R$ 320,7 milhões. É, no período, o segundo órgão que mais gastou, atrás 
da Caixa Econômica Federal.
Banco do Brasil à parte, a Caixa Econômica, a Petrobrás e os Correios, somados, 
representam 51,12% de tudo o que o governo destinou a ações publicitárias 
nos dez anos de gestão petista.
Por causa do peso dessas três gigantes, a administração indireta - que engloba 
autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e agências 
reguladoras - concentrou 69,4% dos gastos do governo com publicidade.
Três companhias energéticas que integram a administração indireta - Alagoas, Piauí
 e Rondônia - não responderam ao questionamento do Estado.
Na administração direta, apenas o Ministério do Trabalho e Emprego não enviou
 seus dados de despesas com publicidade.
A Secom, que formula a estratégia de comunicação da Presidência, é o órgão 
mais gastador da administração direta, tendo sido responsável pelo 
desembolso de R$ 1,68 bilhão no período de dez anos. Ela é seguida pelos 
ministérios da Saúde, das Cidades e da Educação.
Tanto no caso da administração direta quanto da indireta, houve aumento dos 
gastos publicitários de 2003 para 2012. No primeiro caso, saltou de R$ 255 milhões 
para R$ 626 milhões, aumento de 146%. No segundo, de R$ 775 milhões 
para R$ 1,15 bilhão, crescimento de 48%.
Também nos dois casos, o pico de gastos ocorreu em 2009. A Secom e os 
ministérios gastaram R$ 752 milhões, e a administração indireta, R$ 1,22 bilhão. 
Era o terceiro ano do segundo ano de mandato de Lula.

Por tradição, governos gastam 
mais no ano que antecede
 a eleição, porque a 
legislação eleitoral impede que, 
no último ano de mandato, 
o gasto 
com publicidade 
ultrapasse a media dos 
três anos anteriores.
Com os desfavorecimentos das ultimas pesquisas,levaram a presidente a gastar 
mais doque devia,isso é o cúmulo do absurdo,é brincar com o dinheiro publico
atrás de um promoção avantajada afim de se respaldar politicamente.
Segundo a matéria publicada hoje pelo jornal o ESTADÃO,a presidente perdeu 
a noção do que faz.
2014 está chegando,e precisamos ficar de olho bem aberto hoje,para não sermos
enganado mais uma vez,por mais quantos anos,isso ninguém se sabe,já que a mente
da maioria dos brasileiro é fazer pouco caso de situação como essa.
mania de patriota:esquecer tudo que acontece em um mandato politico,e repetir votos
em candidatos canalhas e descompromissado,e depois chora o leite derramado!

Fonte Parcial.
O ESTADÃO de SP
FOLHA DE SP.



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