segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O AVANÇO FEMININO NO MERCADO DE TRABALHO



O AVANÇO FEMININO NO MERCADO DE TRABALHO SUPERA A MÃO DE OBRA MASCULINO

As mulheres estão cada vez mais se destacando no mercado de trabalho,no brasil o índice chega a 4,8% a mais que os Homens

O mundo empreendedor está cada fez mais feminino. Quem confirma essa declaração é uma pesquisa da Franchise Store, consultoria de negócios na área de franquias, que afirma que, pela primeira vez em quatro anos, as mulheres superaram os homens na procura por investimentos em franquias.
O levantamento ainda afirma que a virada ocorreu entre o primeiro e segundo trimestres de 2012, quando as mulheres interessadas em abrir um negócio no segmento saltaram de 39% para 58%. Os homens que no primeiro trimestre eram maioria (61%) passaram a ser minoria (42%) no segundo trimestre deste ano.
Mas o que leva essas mulheres, normalmente já tão atarefadas entre casa e trabalho, a se aventurar a iniciar um negócio próprio? De acordo com a advogada Dra. Thais Mayumi Kurita, sócia do escritório KBM Advogados, especializado em franquias e varejo, a mola propulsora das mulheres no empreendedorismo é, normalmente a necessidade, aliada à oportunidade. “Seja a necessidade de ser independente, o que é da cultura atual, seja para complementar a renda familiar, ou mesmo para fugir das condições de trabalho mais desfavoráveis à mulher, o que ainda infelizmente acontece. Há casos também em que o empreendedorismo é uma porta para complementar a renda sem inicialmente forçar o distanciamento dos filhos”, explica a especialista.
No que diz respeito à área de atuação, as mulheres se concentram em uma área bastante conhecida por elas, o comércio. Em princípio, o comércio não requer conhecimento técnico e específico, o que oferece as mulheres liberdade para criar e abrir uma loja. Normalmente elas optam por empreendimentos de vestuário, acessórios, entre outros. Porém, a Dra. Thais faz uma ressalva importante. “O fato de não exigir conhecimento técnico, o que facilita a entrada no universo do varejo, não garante a permanência na área”, afirma.
Como empreendedoras, é possível notar características femininas que auxiliam o sucesso dos empreendimentos. “Normalmente, essas mulheres são aguerridas e muito dispostas a fazer o negócio dar certo, nem que tenha que abrir mão de seu mais estar, no começo, para fazer o empreendimento decolar”, acredita a especialista. Já a característica liderança é, historicamente, algo que as mulheres normalmente precisam exercitar diariamente. A especialista explica a afirmação. “Para os homens, a liderança é algo que vem sendo praticado desde muito cedo, por isso, na idade adulta, há muito mais homens reconhecidos por sua capacidade de liderar do que mulheres. As mulheres, talvez por não serem exatamente criadas para liderar, ou o fazem espontaneamente, ou deverão aprender com o dia-a-dia”, conta.
As franquias são uma grande porta de entrada para as mulheres no universo do empreendedorismo. Nela, o franqueador já testou o modelo de negócio e atestou que ele tem potencial para dar certo na mão de terceiros, no caso, os franqueados. A curva de aprendizagem, bem como os riscos a serem enfrentados são muito menores quando comparados a negócios independentes. “Mas essa é uma escolha comum anto a homens quanto a mulheres, que preferem prezar por este conforto”, finaliza a advogada.
E você, também concorda que as franquias são uma boa porta de entrada para o empreendedorismo tanto para homens quanto para as mulheres? Divida conosco!
A colaboração e o compartilhamento do conhecimento estão cada vez mais no dia a dia das empresas. O Microsoft Sharepoint possibilita um ambiente virtual de colaboração e desenvolvimento de ideias entre seus funcionários. Descubra tudo o que esta ferramenta oferece para os seus negócios.
Para mais informações, entre em um chat online com um especialista, pelo e-mail, pelos telefones 11 4706 0900 (São Paulo) ou 0800 761 7454 nas demais localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário