sexta-feira, 30 de novembro de 2012


CAUS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO VIA INTERNE NA SÍRIA SE AGRAVA




A Síria perdeu o acesso à Internet e as linhas telefónicas aparentemente também não funcionam. O "apagão" foi detetado na quinta-feira e tem-se prolongado pela tarde de sexta-feira. A guerra civil que está a afetar o país é a causa mais provável para o bloqueio de comunicações, mas ainda não se sabe quem ou quais as razões por detrás do bloqueio. 

O país do Médio Oriente chegou a estar mesmo sem qualquer ligação disponível de Internet, como notou a empresa de análise internacional Renesys. O Observatório Sírio de Direitos Humanos revela que existem alguns sítios com ligação à Internet, mas é quase impossível de utilizar. Uma outra consultora, a empresa Akamai, confirmou no Twitter a teoria de que a Síria "desapareceu" da Internet e publicou a seguinte tabela de dados:
 

Akamai Síria Internet

O mesmo cenário foi compilado pela Google neste gráfico: 

Google Síria Internet

Segundo explica o AllThingsD, tecnicamente o que aconteceu é que os 84 blocos de endereços de IP que pertencem à Síria ficaram incontactáveis, o que impossibilita a entrada de informação. Ao mesmo tempo, também não há a possibilidade de haver contacto do país para o exterior. 

As suspeitas sobre o apagão recaem sobre o regime de Bashar al-Assad, líder sírio que tem travado uma guerra civil com as forças rebeldes do país. O apagão é visto por alguma imprensa internacional como uma suposta tentativa de controlar todo o fluxo de informação no país. O jornal britânico The Guardian atribuiu mesmo a responsabilidade dos ataques aos atuais governantes sírios. 

Fonte oficial do regime sírio, por sua vez, já veio atribuir as culpas dos cortes nas telecomunicações aos grupos rebeldes que foram apelidados de "terroristas". 

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário