segunda-feira, 13 de maio de 2013

MATINTA PERERÊ





Gilmar Fontes.
Lendário do Tempo
Rondonópolis Mato Grosso
13 de Maio do ano 2014
ESSE BLOG É DEDICADO AOS ALUNOS E ESTUDANTE DE HISTÓRIA LENDÁRIA DA MITOLOGIA GREGA FULIDA NO SEIO DA AMAZÔNIA.
MATINTA PERERÊ ou ( PERERA).

Segundo a lenda: Matina Pererê, ou Matina Perera, se aproximava dos acampamentos dos seringueiros ou visitante da selva, a fim de fumar um charuto de folha de fumo, ou em busca de qualquer tipo de objeto, tipo tabaco produzido nos barracos no meio da mata, onde o aroma do fumo curtido no mel no canudo da Taquara exalava toda a selva, gerando um imenso desejo em Matinta Pererê.Conta os seringueiros mais antigos que: durante a noite, esse ser se aproximava do local onde se dava os acampamentos dos extrativistas da borracha, os chamados SERINGUEIROS.
Durante a noite nas imediações da casa SE OUVIA um estridulante assobio, o morador responde:

- Matina, deixa a gente descansar sossegado, e a manhã você podes passar aqui para na minha casa  pegar tabaco para você, e seus amiguinhos, más hoje eu estou muito cansado, e estamos muito doente, e não podemos te atender hoje, passa amanhã que eu deixo tudo preparado para você senhora da selva.
então no dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo da taquara. As repetidas  cena descrita nessa história  acontecia acontecer nos subúrbios de Belém estado do Pará, onde havia intensa selva virgem há alguns anos atrás. Ainda hoje, no interior do Pará e em toda a região selva em toda a Amazônia, Acre, e norte do Mato Grosso e, nas regiões de fronteiras de Brasil, Peru e Bolívia
Matinta Pereira, Matinta Perera, Mati-Taperê, Mat-taperê, Matim-Taperê, Titinta-Pereira são algumas formas de agrupar gaficar este mito que se apresenta principalmente como sendo uma velha acompanhada de um pássaro, ou de um morsego. O pássaro emite um assobio bem agudo que assusta quem está por perto, esse assombroso assobio se dá mais  entre a á meia noite, que perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, na ocasião em que se promete tabaco ou fumo pois os elementos  são dado aparecer como uma promessa principal ao mandatário(a) da selva, mas que também pode ser alimento. A velha:segundo a lenda é uma pessoa idosa moradora da região ou do lugar, carregaria a sina de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite sua metamorfose é indescritível, a inserir  medo e assombração as pessoas que extrativa mineral em seu ambiente. Segundo a lenda, mito da Matinta Perera chegou a ser confundido com o do Curupira, do Caapora ( Caipora) e do Saci-Pererê. A Matinta Perera pode conter dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias da sua região, selvagens, do lugar onde mora com o morcego. A que não tem asa, normalmente ela anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado pelos seringueiros e indígenas como sendo "rasga-mortalha”. Ou (MORTAL) Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta: Ei-ei! Siei! Quem quer? Quem quer?
E se alguma pessoa seja lá quem for que esteja mais afoito, principalmente mulher, disser:"eu quero",”eu quero” ei’ “ eu quero!!!” pensando em se tratar de alguma herança de valores, ouro diamantes ou seja dinheiro ou joias, recebe na verdade a maldição  de "ser" Matinta Perera. Embora a grande maioria dos  registros indica  Matinta Perera sendo uma mulher: existe pelo menos uma contra texto da história antiga que em Inhangapi que a Matinta Perera era um ser masculino um homem, por sinal um negão forte e musculoso conhecido também como “ Pai da MATA” possui um olho só no meio da testa, e uma boca na altura do umbigo.
Segundo os seringueiros mais antigos, ou homens da selva como se diz alguns historiadores que há fórmulas mágicas que permitem "prender" a Matinta Pererê. Um deles exige uma tesoura virgem, uma chave e um terço. Diz que: por volta da meia noite deve-se abrir a tesoura, enterrar na área da casa, ou na pinheira do barraco, colocar no meio uma chave que nunca foi usada por ninguém, e pôr por cima o terço, logo  que feito esse ritual devem que todos da casa rezam-se orações especiais. A Matinta Pererê ficará presa ao local, não conseguindo afastar-se por causa da forte reza, ela deve ser capturada com uma rede de pescador de malha numero (6) seis,que impossibilita de ser quebrado o encanto, podendo assim devolver a matina ao rio, ou a outra selva, ou grota.  
Alguma história referente à velha Matinta Pererê se dá no livro! "Visagens e Assombrações de Belém" a onde o historiador narrou em seus escritos a personagem "Matinta Perera do Acampamento", ocorrido por volta da década de cinquenta a sessenta, que se diz que: uma Matinta Perera foi presa pela fórmula e levada carregada pelos  habitantes a um Posto Policial que ficava perto do bairro da Pedra, onde foi feita a denuncia e acusação que a mulher "se transformava em " Matinta Perera, ante os policiais incrédulos não deu muita atenção ao fato. Mas naquele tempo, como até nos dias de hoje  não se configurava como crime previsto em lei "se transformar em uma " Matinta Perera, ou em um caipora, como sempre; por falta de prova, a velha ganhou sua liberdade, voltando a selva para se vingar aterrorizando a vida, e soando com  a paciência dos moradores do Acampamento das proximidade do bairro da pedra com gritos e assombroso assobios, assim os moradores tiveram de deixar a selva durante a noite, uma vez que seriam perturbado para sempre na aquela região de selva e pedra.
Há porem outra versão da história que  Matinta Perêra é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o próprio Saci Pererê em uma de suas formas.
Também se diz assumir a forma de uma velha vestida de preto, como narrei acima com o rosto parcialmente coberto. Só sai nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio de pássaro e um estridente grito de mulher, cujo som lembra a palavra: "Matinta Perêra..."Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.Para se descobrir quem é a Matinta Perêra, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café. Essa é a segunda versão da lenda.No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Perêra. Acredita-se que ela, possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças nas pessoas, luche manhosa, e outros tipos de câncer incurável.


Nomes comuns: Matinta Pereira, Saia-Dela (Pernambuco), Matinta.
Origem Provável: Mito que ocorre no Sul, Centro e Norte e Nordeste do Brasil. Para alguns, é uma variação da lenda do Saci.


Na região Norte, a Matinta Perêra, seria um pequeno índio, com uma perna só e com um gorro vermelho na cabeça, semelhante ao Saci, que só anda acompanhado por uma velha muito feia.Esta é provavelmente uma adaptação da lenda do Saci. Inclusive o pássaro no qual ela se transforma chamada Matilha Pererê, que além de ser preta tem o costume de andar pulando numa perna só, é a mesma que entre os Tupinambás, com o tempo se transformou no moleque Saci, que ficava assombrando os cavalos nos intervalo de aula em que os meninos estavam na escolinha da região. Como ainda é um mistério a lenda da Matinta Pererê; nós continuaremos a lendar histórias dos seringais da amazona.

Cordialmente:Gilmar Fontes.Lendário do Tempo 

Rondonópolis Mato Grosso

13 de Maio do ano 2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário