Gilmar Fontes.
Lendário do Tempo
Rondonópolis Mato Grosso
13 de Maio do ano 2014
ESSE BLOG É DEDICADO
AOS ALUNOS E ESTUDANTE DE HISTÓRIA LENDÁRIA DA MITOLOGIA GREGA FULIDA NO SEIO
DA AMAZÔNIA.
MATINTA PERERÊ ou ( PERERA).
Segundo
a lenda: Matina Pererê, ou Matina Perera, se aproximava dos acampamentos dos
seringueiros ou visitante da selva, a fim de fumar um charuto de folha de fumo,
ou em busca de qualquer tipo de objeto, tipo tabaco produzido nos barracos no
meio da mata, onde o aroma do fumo curtido no mel no canudo da Taquara exalava
toda a selva, gerando um imenso desejo em Matinta Pererê.Conta
os seringueiros mais antigos que: durante a noite, esse ser se aproximava do
local onde se dava os acampamentos dos extrativistas da borracha, os chamados SERINGUEIROS.
Durante
a noite nas imediações da casa SE OUVIA um estridulante assobio, o morador
responde:
- Matina, deixa a gente descansar sossegado, e a manhã você podes
passar aqui para na minha casa pegar
tabaco para você, e seus amiguinhos, más hoje eu estou muito cansado, e estamos
muito doente, e não podemos te atender hoje, passa amanhã que eu deixo tudo
preparado para você senhora da selva.
então no dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi
feita, a fim de apanhar o fumo da taquara. As repetidas cena descrita nessa história acontecia acontecer nos subúrbios de Belém
estado do Pará, onde havia intensa selva virgem há alguns anos atrás. Ainda hoje,
no interior do Pará e em toda a região selva em toda a Amazônia, Acre, e norte
do Mato Grosso e, nas regiões de fronteiras de Brasil, Peru e Bolívia
Matinta Pereira, Matinta Perera, Mati-Taperê, Mat-taperê, Matim-Taperê,
Titinta-Pereira são algumas formas de agrupar gaficar este mito que se
apresenta principalmente como sendo uma velha acompanhada de um pássaro, ou de
um morsego. O pássaro emite um assobio bem agudo que assusta quem está por perto,
esse assombroso assobio se dá mais entre
a á meia noite, que perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, na ocasião
em que se promete tabaco ou fumo pois os elementos são dado aparecer como uma promessa principal
ao mandatário(a) da selva, mas que também pode ser alimento. A velha:segundo a
lenda é uma pessoa idosa moradora da região ou do lugar, carregaria a sina de
"virar" Matinta Perera, ou seja, à noite sua metamorfose é indescritível,
a inserir medo e assombração as pessoas
que extrativa mineral em seu ambiente. Segundo a lenda, mito da Matinta Perera
chegou a ser confundido com o do Curupira, do Caapora ( Caipora) e do Saci-Pererê.
A Matinta Perera pode conter dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode
transformar-se em pássaro e voar nas cercanias da sua região, selvagens, do
lugar onde mora com o morcego. A que não tem asa, normalmente ela anda sempre
com um pássaro, considerado agourento, e identificado pelos seringueiros e indígenas
como sendo "rasga-mortalha”. Ou (MORTAL) Dizem que a Matinta, quando está
para morrer, pergunta: Ei-ei! Siei! Quem quer? Quem quer?
E se alguma pessoa seja lá quem for que esteja mais afoito, principalmente
mulher, disser:"eu quero",”eu quero” ei’ “ eu quero!!!” pensando em
se tratar de alguma herança de valores, ouro diamantes ou seja dinheiro ou
joias, recebe na verdade a maldição de
"ser" Matinta Perera. Embora a grande maioria dos registros indica Matinta Perera sendo uma mulher: existe pelo
menos uma contra texto da história antiga que em Inhangapi que a Matinta Perera
era um ser masculino um homem, por sinal um negão forte e musculoso conhecido também
como “ Pai da MATA” possui um olho só no meio da testa, e uma boca na altura do
umbigo.
Segundo os seringueiros mais antigos, ou homens da selva como se diz alguns
historiadores que há fórmulas mágicas que permitem "prender" a Matinta
Pererê. Um deles exige uma tesoura virgem, uma chave e um terço. Diz que: por
volta da meia noite deve-se abrir a tesoura, enterrar na área da casa, ou na pinheira
do barraco, colocar no meio uma chave que nunca foi usada por ninguém, e pôr
por cima o terço, logo que feito esse
ritual devem que todos da casa rezam-se orações especiais. A Matinta Pererê
ficará presa ao local, não conseguindo afastar-se por causa da forte reza, ela
deve ser capturada com uma rede de pescador de malha numero (6) seis,que impossibilita
de ser quebrado o encanto, podendo assim devolver a matina ao rio, ou a outra selva,
ou grota.
Alguma história referente à velha Matinta Pererê se dá no livro!
"Visagens e Assombrações de Belém" a onde o historiador narrou em
seus escritos a personagem "Matinta Perera do Acampamento", ocorrido
por volta da década de cinquenta a sessenta, que se diz que: uma Matinta Perera
foi presa pela fórmula e levada carregada pelos habitantes a um Posto
Policial que ficava perto do bairro da Pedra, onde foi feita a denuncia e
acusação que a mulher "se transformava em " Matinta Perera, ante os
policiais incrédulos não deu muita atenção ao fato. Mas naquele tempo, como até
nos dias de hoje não se configurava como crime previsto em lei "se
transformar em uma " Matinta Perera, ou em um caipora, como sempre; por
falta de prova, a velha ganhou sua liberdade, voltando a selva para se vingar
aterrorizando a vida, e soando com a paciência dos moradores do
Acampamento das proximidade do bairro da pedra com gritos e assombroso
assobios, assim os moradores tiveram de deixar a selva durante a noite, uma vez
que seriam perturbado para sempre na aquela região de selva e pedra.
Há porem outra versão da
história que Matinta Perêra é uma ave de
vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o próprio
Saci Pererê em uma de suas formas.
Também se diz assumir a
forma de uma velha vestida de preto, como narrei acima com o rosto parcialmente
coberto. Só sai nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha,
ela dá um assobio de pássaro e um estridente grito de mulher, cujo som lembra a
palavra: "Matinta Perêra..."Para os índios Tupinambás
esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos
parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.Para se descobrir quem é a
Matinta Perêra, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para
vir à sua casa pela manhã para tomar café. Essa é a segunda versão da lenda.No dia seguinte, a primeira
pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Perêra. Acredita-se que ela,
possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças
nas pessoas, luche manhosa, e outros tipos de câncer incurável.
Nomes comuns: Matinta Pereira,
Saia-Dela (Pernambuco), Matinta.
Origem Provável: Mito que ocorre no Sul, Centro e Norte e Nordeste do Brasil. Para
alguns, é uma variação da lenda do Saci.
Na região Norte, a Matinta
Perêra, seria um pequeno índio, com uma perna só e com um gorro vermelho na
cabeça, semelhante ao Saci, que só anda acompanhado por uma velha muito feia.Esta é provavelmente uma
adaptação da lenda do Saci. Inclusive o pássaro no qual ela se transforma
chamada Matilha Pererê, que além de ser preta tem o costume de andar pulando
numa perna só, é a mesma que entre os Tupinambás, com o tempo se transformou no
moleque Saci, que ficava assombrando os cavalos nos intervalo de aula em que os
meninos estavam na escolinha da região. Como ainda é um mistério a lenda da
Matinta Pererê; nós continuaremos a lendar histórias dos seringais da amazona.
Cordialmente:Gilmar Fontes.Lendário do Tempo
Rondonópolis Mato Grosso
13 de Maio do ano 2014
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