segunda-feira, 13 de maio de 2013


AGENDA DA MULHER DO SÉCULO XXI
Antecedentes e Razões

Os Desafios
Pontos Polêmicos
Nossa Resposta aos Desafios no Âmbito Legislativo
Mulher e Política
A Lei de Cotas
Pendências Legais
Imagem cedida via facebook
Edna Sousa
Empresária,Politica.
Partido: PSDB/ Acre

Conclusão
"A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que toda pessoa tem direito de participar no governo de seu país. A capacitação e autonomia da mulher e a melhoria de sua condição social, econômica e política são fundamentais para o êxito de um governo e uma administração transparentes e responsáveis e do desenvolvimento sustentável, em todas as esferas da vida. As relações de poder que impedem que as mulheres possam chegar a se realizar plenamente funcionam em muitos níveis da sociedade desde o mais pessoal ao público. A conquista do objetivo de igualdade de participação da mulher e do homem na tomada de decisões proporcionará um equilíbrio que se refletirá de maneira exata na composição da sociedade e é um requisito prévio para o bom funcionamento da democracia. A igualdade na adoção de decisões exerce um poder de intercessão sem o qual é muito pouco provável que resulte viável a integração real da igualdade na formulação de políticas governamentais... A participação igualitária da mulher na adoção de decisões não só é uma exigência básica de justiça e democracia, mas uma condição necessária para que se leve em consideração os interesses da mulher. Sem a participação ativa da mulher e a incorporação do ponto de vista da mulher a todos os níveis do processo de tomada de decisões não se poderá conseguir os objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz".
(Artigo 183 da Plataforma de Ação Mundial aprovada em Beijing por 189 países).
Este artigo, como os demais da Plataforma de Ação Mundial, resultado da IV Conferência Mundial da Mulher, foi forjado na história de luta, resistência e participação das mulheres, de todas as raças e de todos os cantos do mundo.

Na chegada desse novo milênio as mulheres estão compreendendo e surpreendendo essa geração na sua evolução no mundo inteiro, elas descobriram que é preciso tomar medidas urgentíssimas para que a situação caótica em que vive as minorias, o meio ambiente, os países subdesenvolvidos e para tal, estão discutindo equilibrada e cientificamente, maneiras para colaborarem de forma participativa na solução dos problemas, sua participação na politica e administrativos privados e públicos tem superado as expectativas.
Uma dessas soluções foi a elaboração da famosa "Agenda 21" na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 22 de dezembro de 1989. Nela, estão contidas em mais de trinta capítulos soluções a serem aplicadas com urgência nos mais diversos setores que compõem as nações do planeta.
Como o documento e extenso, e muito prático por sinal, ater-me, referido  em especial a essa mulher minha amiga, Edna Sousa, mulher acreana de raça e fibra, determinada, uma mulher superadora dos obstáculo, valente, e é nesse afã na qual eu atribuo sua junção ao "Capítulo 24" Ação Mundial pela Mulher com vistas a um desenvolvimento sustentável equitativo.
Considero que todas as mulheres devem tomar conhecimento deste documento, pois ele é bastante categórico em seu conteúdo, porque ele coloca a mulher como parte prioritária no processo de  desenvolvimento e sustentabilidade e igualdade de gênero e ação competitiva, assim também, acredito, que  servirá de base de apoio para estudantes que querem entender um pouco mais sobre a atual condição da mulher no contexto atual de globalização, e difusão de um mundo moderno, respeitando os princípios e a realidade do progresso avassalador nesse universo feminino.


CAPÍTULO 24
AÇÃO MUNDIAL PELA MULHER, COM VISTAS A UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EQÜITATIVO.
ÁREA DE PROGRAMAS
Base para a ação imediata sem perder o foco da ação de programa preleminatório
24.1.B. A comunidade internacional de programa e repercussão endossou vários planos de ação e convenções para a capitalização e integração plena, equitativa e benéfica da mulher conjunto primordial  em todas as atividades relativas ao endosso desenvolvimentático internacional, em particular, as Estratégias e Prospectivas de Nairóbi para o Progresso desse universo Feminino(Mulher), que enfatizam a participação ativa e diretamente da hoste  da comicidade  universal da alma feminina no manejo nacional e internacional dos ecossistemas e no controle da degradação ambiental. Aprovaram-se várias convenções, como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (resolução 34/180 da Assembleia Geral, anexo) e convenções da OIT e da UNESCO, para acabar com a discriminação baseada no sexo e assegurar à mulher o acesso aos recursos de terras e outros recursos que era desviado da  mulher dando direito livre  à educação e ao emprego seguro e em condições de igualdade. Também são pertinentes a Declaração Mundial sobre a Sobrevivência, a Proteção e o Desenvolvimento da Criança, de 1990, e seu Plano de Ação (A/45/625, anexo). A implementação eficaz desses programas dependerá da participação ativa da mulher nas tomadas de decisões políticas e econômicas e será decisiva para a implementação bem sucedida da Agenda 21.
Objetivos

24.2. Propõem-se aos Governos nacionais os seguintes objetivos:
(a) Implementar as Estratégias Prospectivas de Nairóbi para o Progresso da Mulher, particularmente em relação à participação da mulher no manejo nacional dos ecossistemas e no controle da degradação ambiental;
(b) Aumentar a proporção de mulheres nos postos de decisão, planejamento, assessoria técnica, manejo e divulgação no campo de meio ambiente e desenvolvimento;
c) Considerar a possibilidade de desenvolver e divulgar até o ano 2000 uma estratégia de mudanças necessárias para eliminar os obstáculos constitucionais, jurídicos, administrativos, culturais, comportamentais, sociais e econômicos à plena participação da mulher no desenvolvimento sustentável e na vida pública;
(d) Estabelecer até 1995 mecanismos nos planos nacional, regional e internacional para avaliar a implementação e o impacto das políticas e programas de meio ambiente e desenvolvimento sobre a mulher, assegurando-lhe que contribua para essas políticas e que se beneficie delas;
(e) Avaliar, examinar, revisar e implementar, quando apropriado, currículos e materiais educacionais, tendo em vista promover entre homens e mulheres a difusão dos conhecimentos pertinentes à questão do gênero e da avaliação dos papéis da mulher por meio do ensino formal e informal, bem como por meio de instituições de treinamento, em colaboração com organizações não-governamentais;
(f) Formular e implementar políticas governamentais e diretrizes, estratégias e planos nacionais claros para conseguir a igualdade em todos os aspectos da sociedade, inclusive a promoção da alfabetização, do ensino, do treinamento, da nutrição e da saúde da mulher, bem como a participação dela em postos-chaves de tomada de decisões e no manejo do meio ambiente, em particular no que se refere ao seu acesso aos recursos, facilitando um melhor aceso a todas as formas de crédito, em especial no setor informal, tomando medidas para assegurar o acesso da mulher ao direito de propriedade, bem como aos insumos e implementos agrícolas;
(g) Implementar, em caráter urgente, segundo as condições de cada país, medidas para assegurar que mulheres e homens tenham o mesmo direito de decidir com liberdade e responsabilidade o número e o espaçamento de seus filhos e tenham acesso à informação, à educação e aos meios, quando apropriado, que lhes permitam exercer esse direito em consonância com sua liberdade, sua dignidade e seus valores pessoais;
(h) Considerar a possibilidade de adotar, reforçar e fazer cumprir uma legislação que proíba a violência contra a mulher e tomar todas as medidas administrativas, sociais e educacionais necessárias para eliminar a violência contra a mulher em todas as suas formas.
Atividades

24.3. Os Governos devem dedicar-se ativamente a implementar o seguinte:
(a) Medidas para examinar políticas e estabelecer planos a fim de aumentar a proporção de mulheres que participem como responsáveis pela tomada de decisões, planejadoras, gerentes, cientistas e assessoras técnicas na formulação, no desenvolvimento e na implementação de políticas e programas para o desenvolvimento sustentável;
(b) Medidas para fortalecer e dar poderes a organismos, organizações não-governamentais e grupos femininos a fim de aumentar o fortalecimento institucional para o desenvolvimento sustentável;
(c) Medidas para eliminar o analfabetismo entre as mulheres e meninas e expandir a matrícula delas nas instituições de ensino, para promover a meta de acesso universal ao ensino primário e secundário de meninas e mulheres e para ampliar as oportunidades de treinamento e educação para elas em ciência e tecnologia, particularmente no nível pós-secundário;
(d) Programas para promover a redução do grande volume de trabalho das mulheres e meninas no lar e fora de casa, mediante o estabelecimento de mais creches e jardins de infância de custo acessível por Governos, autoridades locais, empregadores e outras organizações pertinentes e por meio da distribuição eqüitativa das tarefas domésticas entre o homem e a mulher; e para promover a provisão de tecnologias ambientalmente saudáveis que tenham sido elaboradas, desenvolvidas e aperfeiçoadas em consultas à mulher, o abastecimento de água salubre, o fornecimento de combustível eficiente e de instalações sanitárias adequadas;
(e) Programas para estabelecer e fortalecer os serviços de saúde preventivos e curativos que compreendam serviços de saúde reprodutiva seguros e eficazes, centrados na mulher e gerenciados por mulheres, e planejamento familiar responsável, acessíveis e de custo exeqüível, e serviços, quando apropriado, em consonância com a liberdade, a dignidade e os valores pessoais. Os programas devem centrar-se na prestação de serviços de saúde abrangentes que incluam cuidado pré-natal, educação e informação sobre saúde e paternidade responsável, e dar oportunidade a todas as mulheres de amamentar completamente, pelo menos durante os quatro primeiros meses após o parto. Os programas devem apoiar plenamente os papéis produtivo e reprodutivo da mulher e seu bem estar, assim como dar atenção especial à necessidade de oferecer serviços de saúde melhores e iguais para todas as crianças e de reduzir o risco da mortalidade e das doenças maternas e infantis;
(f) Programas para apoiar e aumentar as oportunidades de emprego em condições de igualdade e remuneração eqüitativa da mulher nos setores formal e informal, com sistemas e serviços de apoio econômico, político e social adequados que compreendam o cuidado das crianças, em particular creches e licença para os pais, e acesso igual a crédito, terra e outros recursos naturais;
(g) Programas para estabelecer sistemas bancários rurais, tendo em vista facilitar e aumentar o acesso da mulher ao crédito e aos insumos e implementos agrícolas;
(h) Programas para desenvolver a consciência dos consumidores e a participação ativa da mulher, enfatizando seu papel decisivo na realização das mudanças necessárias para reduzir ou eliminar padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados, a fim de estimular o investimento em atividades produtivas ambientalmente saudáveis e induzir a um desenvolvimento industrial benévolo do ponto de vista ambiental e social;
(i) Programas para eliminar imagens, estereótipos, atitudes e preconceitos negativos persistentes contra a mulher mediante mudanças nos padrões de socialização, nos meios de comunicação, na propaganda e no ensino formal ou informal;
(j) Medidas para examinar o progresso alcançado nessas áreas, inclusive com a preparação de um relatório de exame e avaliação que inclua recomendações para a conferência mundial sobre a mulher de 1995.

24.4. Pede-se urgência aos Governos para que ratifiquem todas as convenções pertinentes relativas à mulher, se já não o fizeram. Os que ratificaram as convenções devem fazer com que sejam cumpridas e estabelecer procedimentos jurídicos, constitucionais e administrativos para transformar os direitos reconhecidos em leis nacionais e devem tomar medidas para implementá-los, a fim de fortalecer a capacidade jurídica da mulher de participar plenamente e em condições de igualdade nas questões e decisões relativas ao desenvolvimento sustentável.
24.5. Os Estados participantes da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher devem examiná-la e sugerir emendas até o ano 2000, tendo em vista fortalecer os elementos da Convenção relativos a meio ambiente e desenvolvimento, dando atenção especial à questão do acesso e do direito aos recursos naturais, à tecnologia, às formas inovadoras de financiamento e à moradia barata, bem como ao controle da poluição e toxicidade no lar e no trabalho. Os Estados participantes devem também precisar o alcance da Convenção no que diz respeito às questões de meio ambiente e desenvolvimento e pedir ao Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher que elabore diretrizes relativas ao caráter da apresentação de relatórios sobre essas questões, requeridas por determinados artigos da Convenção.
(a)Áreas que exigem ação urgente
24.6. Os países devem tomar medidas urgentes para evitar a degradação rápida do meio ambiente e da economia em andamento nos países em desenvolvimento, a qual afeta, em geral, a vida da mulher e da criança nas zonas rurais sujeitas a secas, desertificação e desmatamento, hostilidades armadas, desastres naturais, resíduos tóxicos e às conseqüências do uso de produtos agroquímicos inadequados.

24.7. A fim de alcançar essas metas, a mulher deve participar plenamente da tomada de decisões e da implementação das atividades de desenvolvimento sustentável.
(b)Pesquisa, coleta de dados e difusão da informação
24.8. Os países, em colaboração com instituições acadêmicas e pesquisadoras locais, devem desenvolver bancos de dados, sistemas de informação, pesquisas participantes orientadas para a ação e análises de políticas sensíveis às diferenças de sexo sobre os seguintes aspectos:
(a) Conhecimento e experiência por parte da mulher do manejo e conservação dos recursos naturais, para incorporação às bancos de dados e aos sistemas de informação voltados para o desenvolvimento sustentável;
(b) O impacto sobre a mulher dos programas de ajuste estrutural. Nas pesquisas sobre os programas de ajuste estrutural deve-se dar atenção especial aos impactos diferenciados desses programas sobre a mulher, especialmente no que se refere aos cortes nos serviços sociais, educação e saúde e à eliminação dos subsídios à alimentação e aos combustíveis;
(c) O impacto sobre a mulher da degradação ambiental, em particular de secas, desertificação, produtos químicos tóxicos e hostilidades armadas;
(d) Análise das relações estruturais entre relações de gênero, meio ambiente e desenvolvimento;
(e) Integração do valor do trabalho não remunerado, inclusive do que atualmente se denomina "doméstico", nos mecanismos de contabilização dos recursos, a fim de representar melhor o verdadeiro valor da contribuição da mulher à economia, utilizando as diretrizes revisadas para o Sistema de Contas Nacionais das Nações Unidas, a serem publicadas em 1993;
(f) Medidas para efetuar e incluir análises de impacto ambiental, social e sobre os sexos, como elemento essencial do desenvolvimento e monitoramento de programas e políticas;
(g) Programas para criar centros de treinamento, pesquisa e recursos urbanos e rurais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento que servirão para disseminar tecnologias ambientalmente saudáveis para a mulher.
(c)Cooperação e coordenação internacionais e regionais
24.9. O Secretariado Geral das Nações Unidas deve avaliar todas as instituições da Organização, inclusive das que dão atenção especial ao papel da mulher, no que se refere ao cumprimento dos objetivos de meio ambiente e desenvolvimento e fazer recomendações para reforçar a capacidade delas. Entre as instituições que requerem uma atenção especial nesse sentido estão a Divisão para o Progresso da Mulher (Centro de Desenvolvimento Social e Assuntos Humanitários, Escritório das Nações Unidas em Viena), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), o Instituto Internacional de Pesquisas e Treinamento para o Progresso da Mulher (INSTRAW) e os programas das comissões regionais relativos à mulher. Essa avaliação deve analisar como os programas de meio ambiente e desenvolvimento de cada órgão do sistema das Nações Unidas podem ser fortalecidos para implementar a Agenda 21 e como incorporar o papel da mulher nos programas e decisões relacionados com o desenvolvimento sustentável.
24.10. Cada órgão do sistema das Nações Unidas deve revisar o número de mulheres em postos executivos e de tomada de decisões de nível superior e, quando apropriado, adotar programas para aumentar esse número, de acordo com a resolução 1991/17 do Conselho Econômico e Social sobre a melhoria do estatuto da mulher na Secretaria.
24.11. O UNIFEM deve realizar consultas periódicas com os doadores, em colaboração com o UNICEF, tendo em vista promover programas e projetos operacionais de desenvolvimento sustentável que reforçarão a participação da mulher, sobretudo a de baixa renda, no desenvolvimento sustentável e na tomada de decisões. O PNUD deve estabelecer um centro feminino sobre desenvolvimento e meio ambiente em cada um dos escritórios de seus representantes residentes, afim de oferecer informação e promover o intercâmbio de experiências e informação nesses campos. Os órgãos do sistema das Nações Unidas, Governos e organizações não-governamentais envolvidos no acompanhamento das atividades geradas pela Conferência e na implementação da Agenda 21 devem assegurar que as considerações sobre diferença de gênero sejam plenamente integradas a todas as políticas, programas e atividades.
Meios de implementação
Financiamento e estimativa de custos
24.12. O Secretariado da UNCED estimou o custo total anual médio (1993-2000) da implementação das atividades deste capítulo em cerca de 40 milhões de dólares, a serem providos pela comunidade internacional em termos concessionais ou de doações. Estas são estimativas apenas indicativas e aproximadas, não revisadas pelos Governos. Os custos reais e os termos financeiros, inclusive os não concessionais, dependerão, inter alia, das estratégias e programas específicos que os Governos decidam adotar para a implementação.
Notas
1/Relatório da Conferência Mundial para o Exame e Avaliação das Realizações da Década das Nações Unidas para a Mulher: Igualdade, Desenvolvimento e Paz, Nairóbi, 15 a 26 de julho de 1985 (publicação das Nações Unidas, número de venda E.85.IV.10), cap. I, seção A.
  

MATINTA PERERÊ





Gilmar Fontes.
Lendário do Tempo
Rondonópolis Mato Grosso
13 de Maio do ano 2014
ESSE BLOG É DEDICADO AOS ALUNOS E ESTUDANTE DE HISTÓRIA LENDÁRIA DA MITOLOGIA GREGA FULIDA NO SEIO DA AMAZÔNIA.
MATINTA PERERÊ ou ( PERERA).

Segundo a lenda: Matina Pererê, ou Matina Perera, se aproximava dos acampamentos dos seringueiros ou visitante da selva, a fim de fumar um charuto de folha de fumo, ou em busca de qualquer tipo de objeto, tipo tabaco produzido nos barracos no meio da mata, onde o aroma do fumo curtido no mel no canudo da Taquara exalava toda a selva, gerando um imenso desejo em Matinta Pererê.Conta os seringueiros mais antigos que: durante a noite, esse ser se aproximava do local onde se dava os acampamentos dos extrativistas da borracha, os chamados SERINGUEIROS.
Durante a noite nas imediações da casa SE OUVIA um estridulante assobio, o morador responde:

- Matina, deixa a gente descansar sossegado, e a manhã você podes passar aqui para na minha casa  pegar tabaco para você, e seus amiguinhos, más hoje eu estou muito cansado, e estamos muito doente, e não podemos te atender hoje, passa amanhã que eu deixo tudo preparado para você senhora da selva.
então no dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo da taquara. As repetidas  cena descrita nessa história  acontecia acontecer nos subúrbios de Belém estado do Pará, onde havia intensa selva virgem há alguns anos atrás. Ainda hoje, no interior do Pará e em toda a região selva em toda a Amazônia, Acre, e norte do Mato Grosso e, nas regiões de fronteiras de Brasil, Peru e Bolívia
Matinta Pereira, Matinta Perera, Mati-Taperê, Mat-taperê, Matim-Taperê, Titinta-Pereira são algumas formas de agrupar gaficar este mito que se apresenta principalmente como sendo uma velha acompanhada de um pássaro, ou de um morsego. O pássaro emite um assobio bem agudo que assusta quem está por perto, esse assombroso assobio se dá mais  entre a á meia noite, que perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, na ocasião em que se promete tabaco ou fumo pois os elementos  são dado aparecer como uma promessa principal ao mandatário(a) da selva, mas que também pode ser alimento. A velha:segundo a lenda é uma pessoa idosa moradora da região ou do lugar, carregaria a sina de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite sua metamorfose é indescritível, a inserir  medo e assombração as pessoas que extrativa mineral em seu ambiente. Segundo a lenda, mito da Matinta Perera chegou a ser confundido com o do Curupira, do Caapora ( Caipora) e do Saci-Pererê. A Matinta Perera pode conter dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias da sua região, selvagens, do lugar onde mora com o morcego. A que não tem asa, normalmente ela anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado pelos seringueiros e indígenas como sendo "rasga-mortalha”. Ou (MORTAL) Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta: Ei-ei! Siei! Quem quer? Quem quer?
E se alguma pessoa seja lá quem for que esteja mais afoito, principalmente mulher, disser:"eu quero",”eu quero” ei’ “ eu quero!!!” pensando em se tratar de alguma herança de valores, ouro diamantes ou seja dinheiro ou joias, recebe na verdade a maldição  de "ser" Matinta Perera. Embora a grande maioria dos  registros indica  Matinta Perera sendo uma mulher: existe pelo menos uma contra texto da história antiga que em Inhangapi que a Matinta Perera era um ser masculino um homem, por sinal um negão forte e musculoso conhecido também como “ Pai da MATA” possui um olho só no meio da testa, e uma boca na altura do umbigo.
Segundo os seringueiros mais antigos, ou homens da selva como se diz alguns historiadores que há fórmulas mágicas que permitem "prender" a Matinta Pererê. Um deles exige uma tesoura virgem, uma chave e um terço. Diz que: por volta da meia noite deve-se abrir a tesoura, enterrar na área da casa, ou na pinheira do barraco, colocar no meio uma chave que nunca foi usada por ninguém, e pôr por cima o terço, logo  que feito esse ritual devem que todos da casa rezam-se orações especiais. A Matinta Pererê ficará presa ao local, não conseguindo afastar-se por causa da forte reza, ela deve ser capturada com uma rede de pescador de malha numero (6) seis,que impossibilita de ser quebrado o encanto, podendo assim devolver a matina ao rio, ou a outra selva, ou grota.  
Alguma história referente à velha Matinta Pererê se dá no livro! "Visagens e Assombrações de Belém" a onde o historiador narrou em seus escritos a personagem "Matinta Perera do Acampamento", ocorrido por volta da década de cinquenta a sessenta, que se diz que: uma Matinta Perera foi presa pela fórmula e levada carregada pelos  habitantes a um Posto Policial que ficava perto do bairro da Pedra, onde foi feita a denuncia e acusação que a mulher "se transformava em " Matinta Perera, ante os policiais incrédulos não deu muita atenção ao fato. Mas naquele tempo, como até nos dias de hoje  não se configurava como crime previsto em lei "se transformar em uma " Matinta Perera, ou em um caipora, como sempre; por falta de prova, a velha ganhou sua liberdade, voltando a selva para se vingar aterrorizando a vida, e soando com  a paciência dos moradores do Acampamento das proximidade do bairro da pedra com gritos e assombroso assobios, assim os moradores tiveram de deixar a selva durante a noite, uma vez que seriam perturbado para sempre na aquela região de selva e pedra.
Há porem outra versão da história que  Matinta Perêra é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o próprio Saci Pererê em uma de suas formas.
Também se diz assumir a forma de uma velha vestida de preto, como narrei acima com o rosto parcialmente coberto. Só sai nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio de pássaro e um estridente grito de mulher, cujo som lembra a palavra: "Matinta Perêra..."Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.Para se descobrir quem é a Matinta Perêra, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café. Essa é a segunda versão da lenda.No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Perêra. Acredita-se que ela, possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças nas pessoas, luche manhosa, e outros tipos de câncer incurável.


Nomes comuns: Matinta Pereira, Saia-Dela (Pernambuco), Matinta.
Origem Provável: Mito que ocorre no Sul, Centro e Norte e Nordeste do Brasil. Para alguns, é uma variação da lenda do Saci.


Na região Norte, a Matinta Perêra, seria um pequeno índio, com uma perna só e com um gorro vermelho na cabeça, semelhante ao Saci, que só anda acompanhado por uma velha muito feia.Esta é provavelmente uma adaptação da lenda do Saci. Inclusive o pássaro no qual ela se transforma chamada Matilha Pererê, que além de ser preta tem o costume de andar pulando numa perna só, é a mesma que entre os Tupinambás, com o tempo se transformou no moleque Saci, que ficava assombrando os cavalos nos intervalo de aula em que os meninos estavam na escolinha da região. Como ainda é um mistério a lenda da Matinta Pererê; nós continuaremos a lendar histórias dos seringais da amazona.

Cordialmente:Gilmar Fontes.Lendário do Tempo 

Rondonópolis Mato Grosso

13 de Maio do ano 2014




domingo, 12 de maio de 2013

MINHA SOGRA E MÃE.

MINHA SOGRA E MÃE: MARIA QUEIROZ FONTES.




Dia das mães -  O Dia das mães é comemorado no dia nessa data de 12 de Maio.E hoje tambem é seu aniversário,por isso resolvi relatar nesse blog,o amor que eu sinto por você minha sogra,minha mãe! EU TE AMO MUITO! VOCÊ ÉMEU PRESENTE DE DEUS.
Mãe, o que falar dela, o que dizer dela, eis tão valorosa é impossível descrever-te com perfeição, não encontro palavras em meu vocabulário, nem em meu erudito imaginário consegue aperfeiçoar o teu gênero de grandeza, e simplicidades simpatia.

Eis a mais bela de todas as mulheres já mais terá possibilidade alguma de falar sobre esse iceberg de amor, esse amor incondicional, o filho pode ser seja lá o que for ela sempre o encherá de amor, e carinho; poderá não aprovar certas atitudes, más sempre estará de colo livre para aconchegar seu filho, essa eterna criança. Um amor incansável, seja lá que hora for, ela sempre estará de braços abertos para lhe abraçar, e num sorriso apenas dizer, filho: EU TE AMO! Esse amor sempre o porá disposto a fazer aquele charme de sinal, fazer aquela comidinha única, que só a você mãe sabe fazer, ou simplesmente ouvir o choro de seu menino, por uma decepção no campinho de futebol.
Mãe, seu amor, é eterno, não importa a circunstancia, poder ser aquele bebezinho, ou aquela mocinha crescida, pode ser aquele filho homem, robusto, ou um magro, feio, ela sempre o verá como seu príncipe, seu encantamento o amará para sempre, mesmo depois da partida de entre os vivos, ela sempre! Sempre o lembrara do dia do seu nascimento, ele sempre será a coisa mais linda que Deus deu para ela: sabe por quê? Pôquer isso é amor, amor puro, amor sem imposição, um amor verdadeiro, vindo de Deus que sempre deseja o melhor para o seu filho,

 por mais que seu filho não corresponda suas expectativas, ela sempre-o, abraçará sem preconceito, sem rancor, cada não tem por traz uma proteção de mãe, e cada sim: tem por traz uma onda alvoroçada de alegria, e tudo isso tem um objetivo: por maior que seja seu grande bebezinho, ele deseja que sempre encontre felicidade, paz, e Jesus! Não é isso mesmo mamãe, não é isso mesmo que você quer para seu filho? Tenha certeza de uma coisa minha mãe, você não está sozinha, Deus esta do seu lado, ele dá força na fraqueza, dá entendimento na duvida, lhe dá esperança quando o fim se aproxima, sabemos que nada nessa vida é eterno, mas o seu amor, para sempre será lembrado.


FELIZ DIA DAS MÃES

Dê: Gilmar Fontes
Para minha Sogra mãe: Maria QueiroZ Fontes( a mãe que eu nunca tive, más que sempre me presenteou). Em algum lugar onde estiver minha mãe biológica que partiu na minha Infância, estará velando por você minha sogra, pelo ato de mãe que fizeste a mim, queria eu estar ai pertinho de você agora para te dar um abraça bem forte, bem apertado.
Parabéns pelo seu dia Sogra mãe, para bem pelo seu aniversário que se resume nessa data.
EU TE AMO  MINHA ETERNA MÃE!




 Que seja alvos os seus vestidos mais que a branco que a branca lã por todo tempo e, que,nunca falta a graça de Jesus Cisto,e a proteção de Deus nosso Pai sobre a sua Vida. O Espirito Santo do Senhor seja o teu mediador,entre você, e os céus,e a sua familia,ejunto ao colo do Pai das luzes!( DEUS).
Te amo minha sogra! 
Maria queiroz

sábado, 11 de maio de 2013

Parabéns Mulher mãe

PEQUENAS LEMBRANÇAS,E GRANDES  SAUDADES

QUERIA UM DIA TER CONHECIDO MINHA MÃE,MÁS O DESTINO TIROU ELA DE MIM,AINDA NA MINHA INFÃCIA...
Parabéns a todas as mães do brasileiras e estranjeiras em nosso berso,solo brasileiro.



Gilmar Fontes


Mulher virtuosa, quem achará? A sabedoria está em cada passos minha mãe!
Essa passagens escrituristica encontrada no livro de proverbios,me encanta,ela te descreve minha mãe,por isso usei rabisca-las-as, para te descrever a sua interpretação mulher rainha!

O seu valor, excede aos seus rubis, nada é mais precioso que o seu ventre que me deste a vida,
suas orações, são mais valiosa que os diamantes lapidados, verem você ajoelhada e agradecendo a Deus pelo meu nascimento, foi muito mais gratificante que ter recebido  prata ou ouro como presente

Hoje, ao acordar, vi que o dia está mais bonito a sensação harmoniosa vegetou meu aposento, nessa hora
lembrei-me de você, Mamãe, lembrei das lagrimas que você chorou quando me deu a luz,e do sorriso ao ver que eu era parecido com você, olhou em mim ,ainda todo coberto pelo sangue do parto, ainda envolvo na placenta, e abraço e me chamou: meu filho!!!!


Uma mulher virtuosa, cheia de qualidades jamais haverá entre os nascido de mulher alguém tão especial como você, seu sorriso me cativa minha mãe, mulher meiga de um coração acolhedor, de uma alma sofredora, porem mulher feliz.

Mãe, você, mulher positiva, mulher instrutiva, cobiçada, desejada...anelo por sua doçura, mulher carinhosa, deliciosa, ventre clemente a qual seus pensamentos estão sempre elevados a Deus.

Mãe, sua presença em minha vida, me traz uma enorme paz de espirito
traz motivação para a minha alma, o qual me dá alegria e força para viver, e ter venerar minha querida mamãe.

Você, é muito mais que minha mãe, é minha vida, meu suporte, meu baluarte, é aquela que está em todos os momentos ao meu lado, que me dá conselho e colo que está sempre orando, jejuando e até mesmo chorando no seu culto de devoção, falando com o papai dos céus ao meu respeito, intercedendo por mim seu filho.

Suas orações, são para mim um balsamo, são elas uma ponte de cristal, são mais agradável que um ninho de pombinhos, tenho certeza que cada lágrima derramada por mim


foi acolhida por um anjo, e por isso mamãe, estou aqui frente a frente com você agora, para de dar um abraço apertado de filho para mãe e, nesse gesto quero ir lhe agradecendo por tudo isso e muito mais que tem feito por suas  suplicas, só Deus poderá te recompensar, hoje eu sou um homem, más ainda sou seu menino, sua criança

Obrigada minha querida Mãezinha
Te Amo!

Menagem para minha querida mamãe!

De: Filha Sarah Queiroz Fontes
Para a Mãe Elda Queiroz Fontes

POESIAS PARA MINHA  MÃE QUERIDA
Sarah Queiroz Fontes

Poesias para MINHA
Autor: Gilmar Fontes.

Sabe mamãe,um dia eu entrei no quarto,e lhe vi de joelho,ajoelhada sobre a cama com o rosto no pó,nas suas palavras eu observei que você agradecia a Deus pela Filha,que ele te deu!
Sei das tuas dores,dos gritos e gemidos que deste na hora de me dar a luz,antes mesmo de me abraçar em seus braços,eu ja sabia,já entendia o motivo porque você chorou na hora de me por aos olhos das pessoas!
Você já sabia que eu era o seu presente divino!
Você já sabia que eu era um presente da graça que o Papai do céu enviará a você na quela manhãn,as nove (9) horas na santa casa de minsericordia!
Eu não sei esbolsar muitas coisas,más nessas simples palvras eu quero te agradecer mamãe,pela vida que me deste devolvida por Deus!não consigo mais escrever porque as lagrimas enundam meus olhos nessa hora,e o meu sorrizo misturou com o meu choro!tirei um tempinha minha mãe para demostrar o quanto eu te amo,o quanto você é importante em minha vida!
Há mamãe,você se lembra quando você me garregava no seu ventre,kilometros e quilometros,estrada afora,me levava a uma unidade de saude só para ver se eu estava respirando normalmente,você em multua preocupação comigo,e meu pai dirigindo aquele trator para não deixar que eu e você tivesse necessidade de nada! vocêpassava horas e horas passando a mão sobre minha cabeça,ainda estando eu em teu ventre!
Mamãe,eramos uma família feliz,até que um dia o destino cruelmentemente me levou aos plantos com a saida de papai do nosso lar,hoje somos eu e você e minha irmã,somos  nós trez, más eu estou aqui hoje nessa data te lembrando que a nossa história não termina aqui.
Virão outras datas minha doce mamãe,virão outors tempos,mas o meu amor por você será o mesmo desde o dia que eu fui gerada em teu ventre!
Me dispeço dessas linhas,pedindo desculpas pelos erros digitados,pois minhas lagrimas nessa hora cobriram meu rosto...



 Termino dizendo uma simples palvras  TE AMO minha mãezinha querida!!
Parabéns pelo seu dia minha Rainha amorosa!

De sua Filha: Sarah Queriroz Fontes
Para minha mãmãe:-
Elda Queiroz Fontes